top of page

Estabelecimentos de banho e tosa e a perícia médico-veterinária

As atividades de prestação de serviço para banho e tosa de animais é muito presente na cultura brasileira, sendo o mercado pet um dos grandes ascensores da nossa economia, afinal é um mercado que só cresce.


A pandemia Covid-19 aqueceu o mercado brasileiro de Pets, que cresceu quase 50% em faturamento em dois anos, uma época em que muitas pessoas adotaram animais pela primeira vez. O Brasil é o terceiro país no mundo em número de animais domésticos, ao menos 70% da população tem um pet em casa. Claro que o objetivo aqui neste post não é trazer dados que vocês podem encontrar facilmente numa busca na internet, mas sim fazer uma análise baseado em como a atividade do mercado pet está relacionada com o trabalho pericial.


A prestação de serviços na área pet não é privativa do médico veterinário e hoje não existe a obrigatoriedade de responsável técnico (RT) para o funcionamento de um banho e tosa. Diferentemente se estivermos falando de uma casa agropecuária que comercializa medicamentos veterinários, neste caso é obrigatória a anotação de RT médico-veterinário, já que a dispensa e prescrição de medicamentos é uma atividade privativa e deve ser controlada.


Os Pet Shop’s, mas especificamente os salões de banho e tosa, que é um tipo de serviço que atende todas as classes sociais, e também com diversas estruturas e valores, podemos fazer uma singela comparação neste momento aos salões de beleza humano.


No entanto, manipular animais por vezes pode ser mais complexo do que imaginamos, imagine um lindo cãozinho que chega no banho e tosa, mas na verdade é um animal que morde e difícil de ser manejado, ou ainda um animal cheio de nós e pêlos embolados que não é possível desembaraçar sem a tosa (contrariando o tutor), ou um gato com unhas gigantes e difícil se ser manipulado sem ficar todo lesionado. Estes são alguns exemplos de situações que mostram que para trabalhar em um recinto de banho e tosa é necessário treinamento, capacitação e habilidade.


Os locais possuem água, eletricidade, máquina que cortam, secam, que podem queimar, asfixiar, locais para contenção dos animais, até mesmo alguns com serviços de transporte, o que aumenta ainda mais a exposição à diversidade de situações que podem ocorrer.


Agora vamos falar das questões relacionadas à saúde dos animais: idade, tamanho, raça, animais com otites recorrentes, problemas de pele, alergias, ectoparasitas, ou ainda animais sem vacinação adequada e infectados mas sem sintomas (subclínicos), todos num mesmo ambiente, prontos para serem lavados, secados e tosados pelos profissionais, também conhecidos como “groomers” no exterior.


Neste momento, você já deve ter começado a imaginar as situações mais diversas que podem ocorrer, ou seja, os salões de banho e tosa são um verdadeiro ambiente propício para ocorrência de problemas! E quando pensamos em problemas envolvendo os animais, vamos pensar também na Perícia Médico-Veterinária.


cachorro sendo tosado

Claro que estou exagerando neste post, a grande maioria dos serviços são organizados, sérios e gerem seus problemas cotidianos com calmaria, ainda assim, não é o suficiente para estar 100% livre de situações complexas e até mesmo de processos.


Isso que estou somente mencionando alguns riscos relacionados à atividades e pontuando os materiais, métodos e meios que estão envolvidos na atividade de banho e tosa de animais de companhia. Sabendo da existência de algum problema, poderá haver uma frustração ou insatisfação por parte do cliente e necessidade de acordos e negociações. Realidade deste tipo de atividade, que também se assemelha ao que acontece com todos os prestadores de serviços, incluindo as clínicas veterinárias. Para isso existe o Código de Defesa do Consumidor.


Agora vamos imaginar uma situação onde temos um caso de desaparecimento de um animal no banho e tosa, ou um animal que tem um dedo amputado durante o procedimento de tosa, ou ainda um caso de utilização de fármacos para banho não autorizados que provocam intoxicação no animal. São todos casos com desfechos complexos e que na maioria das vezes irão demandar um processo judicial, e é aí que entra a perícia.


Por enquanto não mencionei os casos de óbito, que infelizmente acontecem, sejam por hipertermia (aumento excessivo da temperatura) em animais que são colocados dentro de máquinas secadoras, ou ainda lesões violentas com aparelhos usados na atividades como máquinas de tosa ou outros objetivos contundentes, provocando lesões a serem avaliadas de acordo com a traumatologia forense.


Um animal muito agitado ou estressado também pode ter problemas neste tipo de local, até mesmo uma parada cárdio respiratória ou crises convulsivas, colocando em desespero os funcionários do estabelecimento. Os banho e tosa que atuam em conjunto com clínicas veterinárias costumam ter mais respaldo para tentar solucionar mais rapidamente, ainda assim, as situações podem ter desfechos tristes e nada simples de resolver.


Os animais de focinho curto, chamados de braquicefálicos, como cães da raça Buldogue, gatos do tipo Persa, têm ainda mais problemas quando falamos da questão respiratória. Estes animais têm uma conformação anatômica que dificulta a respiração pelas vias aéreas naturais em condições de estresse e temperatura alta, um combo que pode ser mortal para eles.


Daí a importância também do bom condicionamento destes animais e acompanhamento para utilizar este tipo de serviço.


Bom, agora que já fizemos uma viagem sobre as problemáticas que podem acontecer em um salão de banho e tosa, você já pode imaginar que para cada problema, cada situação, também haverá uma solução. E será a perícia que poderá auxiliar em questões para identificar o que houve, qual foi a falha, qualificar e até mesmo quantificar um dano, do ponto de vista técnico. Através de exame de corpo de delito em animais vivos, perícia no local e necropsia em casos de óbito. 


Conte sempre com o trabalho de um(a) perito(a) médico-veterinário(a), pois só assim você poderá ter uma análise técnico-científica de um caso, através de um parecer técnico ou laudo pericial para auxiliar em litígios e demandas, sejam elas judiciais ou extrajudiciais.



 

Referências Bibliográficas


ABINPET - Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação. https://abinpet.org.br/



Ferreira, M., Rodriguez, M. A. P., Oliveira, L. L. D. S., Maranhão, C. M. D. A., Oliveira, N. J. F. D., Carvalho, C. D. C. S., ... & Madureira, M. R. (2022). Stress in dogs during grooming in a pet shop. Revista Brasileira de Zootecnia, 51, e20200154.


Maria, A. C. B. E., Rego, A. A. M. D. S., & Maiorka, P. C. (2013). Necropsy findings in dogs that died during grooming or other pet service procedures. Journal of forensic sciences, 58(5), 1189-1192.


 

Sobre a autora


Dra. Tália Missen Tremori

CRMV/SP 31.816


  • Médica Veterinária, mestre e doutora -  FMVZ - UNESP, Campus de Botucatu

  • Doutora -  Universidad de Salamanca, Espanha

  • Especialização em Informática em Saúde - UNIFESP

  • Docente da École Nationale Vétérinaire d'Alfort - Paris, França

  • Presidente da Comissão Técnica de Medicina Veterinária Legal do CRMV-SP

  • Coordenadora no Brasil e assessora de comunicação da WAWFE (Worldwide Association of Woman Forensic Experts)

  • Membro da "Asociación Iberoamericana de Medicina y Ciencias Veterinarias Forenses"

  • Membro da Associação Brasileira de Medicina Veterinária Legal - ABMVL

  • Membro da Società Italiana delle Scienze Forensi Veterinarie - SISFV

  • Perita Judicial: TJSP, TRF3 e AJG

 
 

Comments


Commenting has been turned off.

CONTATO

Obrigado pela mensagem. Em breve entraremos em contato via e-mail.

Logo completo do Forensic Med Vet
  • Whatsapp
  • Branca Ícone Instagram
  • Ícone do Facebook Branco
  • LinkedIn

+55 (11) 91108-6160

Cachorro olhando para cima

FORENSIC MED VET  |  MISSEN&TREMORI LTDA

CNPJ: 42.735.566/0001-01

©2024 por FORENSIC MED VET

bottom of page